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Prédio com piscina

Gestão de conflito

É importante que o síndico possua algumas habilidades para manter a boa convivência entre os condôminos, se utilizando de diferentes técnicas para a resolução dos diversos conflitos que ocorrem no dia a dia.

1. Escutar

Com certeza este é o primeiro passo para uma boa mediação. É essencial fazer reuniões com as diferentes partes individualmente, com o objetivo de deixá-las mais calmas. Isso permite entender mais sobre a questão que causou o conflito e como resolvê-lo.

2. Neutralidade

É importante, nesse momento, que o síndico mostre-se solícito e interessado no que as partes têm a dizer. Porém sem nenhum tipo de julgamento , sendo totalmente imparcial na tomada de decisão.

3. Boa comunicação

É importante que o síndico sempre se expresse de maneira cordial e respeitosa. Isso é a chave para ganhar a confiança das partes durante a resolução de conflitos. Elas entenderão de que estão lidando com um profissional, calmo e interessado em resolver o problema. 

4. Negociação 

O papel do síndico não é dar razão para um lado ou outro, mas buscar um entendimento que normalize a convivência e viabilize a harmonia entre as partes da melhor maneira. É primordial deixar bem claro para as partes, que uma possível notificação será uma solução desgastante.

5. Fazer cumprir o estatuto do condomínio

É importante ter em mãos as normas do condomínio, pois elas que irão orientar todos os envolvidos de quais serão as possibilidades de resolução. O amparo das regras que regem o condomínio será um grande aliado. Uma vez constatado o que de fato aconteceu, será o estatuto que definirá quem está certo ou errado.

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