Inadimplência
Entenda como nós lidamos com atrasos e imprevistos financeiro
Esse cenário de inadimplência é, sem dúvida, um dos principais problemas vivenciados pelos síndicos e um dos maiores desafios a serem enfrentados. Por vezes, receosos de gerar desgastes com os moradores faltosos, alguns gestores protelam a adoção de medidas visando o recebimento das taxas em aberto, fazem concessões ou oferecem descontos não extensíveis a outros moradores em idêntica situação. Esse, contudo, não é o melhor caminho a ser trilhado! A inadimplência deve ser tratada pelo síndico com objetividade e profissionalismo, não podendo questões pessoais interferirem na cobrança ou dificultar o recebimento.
A falta de pagamento das cotas condominiais se torna um grande problema para todos:
-
O empreendimento fica com déficit de verba;
-
Os demais moradores têm de pagar a mais;
-
O síndico precisa gerenciar essa crise e talvez entrar com uma cobrança judicial.
O síndico deve agir rápido e exercitar certas características básicas. São elas: persuasão, empatia, comunicação e, claro, conhecimento da legislação e finanças.
Primeiramente, deve-se colocar essas habilidades em prática. Conversar de forma calma e amigável com o morador inadimplente. Marcar uma reunião e buscar entender qual a situação do condômino, o porquê do atraso no pagamento. E, claro, como vocês podem resolver esse quadro.
Caso não seja possível chegar a um acordo, o jeito é resolver o problema na esfera jurídica.