Manutenção Predial
Entenda como lidamos com a manutenção
Realizar a manutenção predial de forma preventiva e periódica é tão essencial para a segurança do condomínio quanto investir em equipamentos modernos . Afinal, a ausência dessa prática, pode acarretar em problemas nos equipamentos de uso contínuo dos condôminos como, por exemplo, elevadores, bombas, portões, alarmes, etc.
Nesse caso, é recomendado ao profissional que assume a administração do condomínio a elaboração de um Plano de Manutenção Preventiva.
Promover os reparos necessários à sua conservação e manutenção ao identificar panes, situações de emergência e perigos prediais, como rachaduras, podem assegurar a segurança dos moradores e ainda gerar economia a longo prazo. Ao promover a manutenção predial com regularidade, síndicos e gestores conseguem realizar pequenos reparos com grande economia, evitando que problemas maiores surjam no futuro.
Confira alguns dos tópicos que precisam de atenção do síndico
com relação a manutenção predial
Limpeza da tubulação de esgoto: A manutenção preventiva da tubulação de esgoto não deve ser negligenciada. Isso porque dificilmente um condomínio que conta com um serviço anual ou semestral de cuidados com ralos e canos vai apresentar uma emergência.
Limpeza da caixa d’água: Conforme recomendação da Cetesb, a higienização dos reservatórios em condomínios deve ser realizada duas vezes por ano. Desta forma, o síndico preza pela qualidade de vida dos moradores que têm água em boas condições à disposição durante o ano todo.
Motor do portão e elevadores: Providenciar a manutenção constante do dispositivo é indispensável para evitar falhas ou interrupções no uso, devido a quedas de energias ou outros eventuais problemas. Por isso, na hora de escolher o síndico deve contratar uma empresa especializada que forneça a manutenção preventiva dos equipamentos de forma periódica.
Recarga e manutenção dos extintores de incêndio: Além de verificar anualmente a validade dos extintores, a manutenção preventiva deve avaliar se estão localizados nos locais corretos para seu uso quando necessário.
Seguro do prédio: Em toda a renovação do seguro, o síndico deve avaliar se a cobertura oferecida permanece atendendo a estrutura do condomínio.
Fachada do prédio: Manter pintura, assim como realizar a lavagem e repintura a cada três anos valoriza o imóvel e ainda pode evitar possíveis problemas estruturais.